IMPORTÂNCIA DO
ENSINO DE INFORMÁTICA PARA A 3ª IDADE
Não há idade para se aprender. A
tecnologia está aí a serviço de todos. As possibilidades da informática são
imensas e podem facilitar a vida de todas as pessoas sem preconceitos quanto à
idade, classe social ou gênero. Diante disso, cada vez mais se vê que pessoas
com mais idade estão buscando informar-se e aprender a lidar com as
oportunidades e facilidades que os computadores podem propiciar.
A informática na terceira idade só vem a trazer benefícios, além de ser uma excelente atividade mental, auxilia na manutenção da memória, sempre proporciona aprendizado de algo novo e valoriza a vida e a experiência das pessoas.
Descobrir, então, para que vai lhe servir o computador, é o ponto inicial para o aprendizado. A pessoa precisa enxergar no computador - e na Informática - um aliado para facilitar a vida no seu dia-a-dia. Entender que coisas que fazia com muito mais trabalho, hoje são feitas com alguns cliques do mouse. É necessário olhar à sua volta e ver o que as pessoas estão fazendo e conseguindo com a utilização de um microcomputador e a Internet.
O aprendiz da
terceira idade vivencia o conhecimento da máquina - símbolo da cultura
contemporânea. Depois, domina os instrumentos do processador de textos, com a
intenção de criar e dar um acabamento estético a seus próprios escritos.
Atualizar-se, renovar-se,
revigorar-se, rejuvenescer.
