Depois que um amigo me envio um scrap no meu Orkut com esse video
produzido por Gustavo Horn, comecei a pensar um pouco sobre o assunto.
Há quem arrisque dizer que o Orkut está com os dias contados. Mas não podemos esquecer que a rede social do Google foi a maior responsável para que essa mania pegasse de vez aqui no Brasil! Com um crescimento vertiginoso desde seu lançamento, o Orkut precisou de apenas quatro anos para, em 2008, superar seu principal rival na época, o Myspace.
Hoje, a rede mais famosa entre nós, brasileiros, ainda lidera por aqui: são 43 milhões de usuários ativos no país. Mas agora o “inimigo” é outro, e a ameaça é grande, o Facebook chegou com tudo. De acordo com dados da Social Baker, portal de estatísticas do Facebook, a rede social de Mark Zuckerberg continua em franca ascensão. Segundo as apurações do mês de maio, a quantidade de usuários está se aproximando dos 700 milhões.
Para surpresa de todos, o Brasil foi o país que mais contribuiu para este crescimento, adicionando mais de 1,9 milhão de novos usuários ao Facebook. A Indonésia, Filipinas, México e Argentina também foram grandes responsáveis pelo crescimento de usuários.
Para surpresa de todos, o Brasil foi o país que mais contribuiu para este crescimento, adicionando mais de 1,9 milhão de novos usuários ao Facebook. A Indonésia, Filipinas, México e Argentina também foram grandes responsáveis pelo crescimento de usuários.
Bem é verdade que de um tempo pra cá, muita gente abandonou o Orkut e migrou para novos serviços. Tanto é que em mais uma pesquisa recente realizada pelo Ibope Mídia mostra que metade dos usuários do Orkut usou menos a rede social em 2010.
Mas essa batalha não será vencida assim, facilmente. O Google não abre mão do seu pupilo Orkut e, segundo a própria empresa, a rede social cresceu 12% entre 2009 e 2010. Valdir explica que crescer em cima de 70% de internautas é bem diferente do que crescer em cima de números menores, como é o caso do Facebook. "Os números não mentem, o Orkut continua forte e crescendo cada vez mais", conclui o funcionário do Google nessa reportagem feita pelo olhar digital.
Na minha opinião o Orkut é muito bom, tem seus prós e contras como qualquer outro. Espero mesmo que o Orkut não acabe, principalmente pelos conteúdos valiosíssimos em suas comunidades.
LCMinformática
LCMinformática
